por Tátil Design
by Tátil Design

para BOBS

Desafio
Mesmo com um modelo de negócios importado dos Estados Unidos, o Bob’s sempre teve um jeito peculiar (e muito nosso) de ser lanchonete: mais lambuzado, mais informal e mais gostoso. Mas, com o aumento da concorrência e a influência do modelo padronizado americano, o Bob’s foi perdendo sua essência para parecer algo que nunca foi. Após um processo interno de mudança de posicionamento, fomos chamados para dar forma e conceito para o novo momento da marca.

Solução
Primeiro, consolidamos o novo posicionamento em ferramentas estratégicas. Depois, para criar a marca que promove a autenticidade e a abundância de gostosura, convidamos todo o time tátil a desenhar seu próprio Bob’s. Os resultados foram inspiração para a criação de uma marca original, espontânea e bem-humorada, espelho da personalidade envolvente do Bob´s. Escolhemos uma técnica artesanal. Criamos carimbos feitos a partir de um delicioso ingrediente do próprio Bob´s: batatas. Sim, a nova marca nasceu de uma batata real esculpida à mão, com um resultado que é pura textura e sensação. Para acompanhar, ambientação, sinalização, embalagens e uma linguagem recheada de textos, imagens e cores servidos com um molho no capricho: o humor. A nova loja do Bob´s é um trabalho de cocriação com o cliente, o parceiro de comunicação e o escritório de arquitetura: a Be Bo.

Resultado
Mais do que um mergulho de volta à sua essência, o Bob´s ganhou um conjunto de expressões alinhadas com o seu novo momento, com um resultado de mais de 30% de incremento nas vendas já na loja piloto e um índice de aprovação próximo de 100% da nova loja.


for BOBS

Challenge
Even following an American business model, Bob's Burgers have always have a very particular way of being a fast-food restaurant: more smeared, more informal, and much more yummy. However, due the competition growth and the standardized American model, Bob's have lost its essence throughout time, looking like something it never was. After a whole repositioning process we were invited to shape this new concept and this new moment of the brand.

Solution
First off, we consolidated the new positioning into strategic tools. After that, we invited the entire team to draw their own Bob's, briefing them to translate authenticity, glut, and deliciousness. The process resulted in inspirations to create an original, spontaneous, and good-tempered brand, reflecting the immersive personalty of Bob's Burgers. We chosen a handmade technique. We created stamps from one of the main and most delicious restaurant's ingredients: potato. Yes, the new logo was born from a real potato, hand sculpted, having as result a very textured and sensorial look & feel. 

Result
More than a dive back to its essence, Bob's took leverage from a set of expressions aligned with its new moment, resulting in more than 30% of sales incremental at its flagship store, and an approval index of almost 100%.


EQUIPE TEAM
Diretor
Art director: Fred Gelli
Designers de Produto 3d Product Designers: Rodrigo Maia
Designers Gráficos
Graphic Designers: Mariana Hermeto, Rodrigo Bessa, Isabel Goulart, Noel Rabacov
Gerentes de Criação Creation Managers: Mariana Hermeto
Redatores Design Content: Ana Cunha, Pilar Rodriguez
Atendimento Account: Bianca Cruz

Minha Parte
Desenvolvimento das ilustrações, ícones, arquitetura de marca, sinalização e ambientação de loja.

My Role
Illustrations, iconography, brand architecture, signage and POS branding.

Prêmios Awards
Bienal Brasileira de Design Gráfico 2015 | Categoria Branding
Brazilian Biennial of Graphic Design 2015 | Branding Category
ISABEL GOULART | BELGOULART@GMAIL.COM | + 351 910 771 523 | LISBOA, PORTUGAL