Desafio
Mesmo com um modelo de negócios importado dos Estados Unidos, o Bob’s sempre teve um jeito peculiar (e muito nosso) de ser lanchonete: mais lambuzado, mais informal e mais gostoso. Mas, com o aumento da concorrência e a influência do modelo padronizado americano, o Bob’s foi perdendo sua essência para parecer algo que nunca foi. Após um processo interno de mudança de posicionamento, fomos chamados para dar forma e conceito para o novo momento da marca.

Solução
Primeiro, consolidamos o novo posicionamento em ferramentas estratégicas. Depois, para criar a marca que promove a autenticidade e a abundância de gostosura, convidamos todo o time tátil a desenhar seu próprio Bob’s. Os resultados foram inspiração para a criação de uma marca original, espontânea e bem-humorada, espelho da personalidade envolvente do Bob´s. Escolhemos uma técnica artesanal. Criamos carimbos feitos a partir de um delicioso ingrediente do próprio Bob´s: batatas. Sim, a nova marca nasceu de uma batata real esculpida à mão, com um resultado que é pura textura e sensação. Para acompanhar, ambientação, sinalização, embalagens e uma linguagem recheada de textos, imagens e cores servidos com um molho no capricho: o humor. A nova loja do Bob´s é um trabalho de cocriação com o cliente, o parceiro de comunicação e o escritório de arquitetura: a Be Bo.

Resultado
Mais do que um mergulho de volta à sua essência, o Bob´s ganhou um conjunto de expressões alinhadas com o seu novo momento, com um resultado de mais de 30% de incremento nas vendas já na loja piloto e um índice de aprovação próximo de 100% da nova loja.

Participação no projeto | Project participation:
Desenvolvimento das ilustrações, ícones, arquitetura de marca, sinalização e ambientação de loja.
Creation of illustrations, icons, brand architecture, sign system and ambiance store.

Equipe | Team
Diretor | Art director: Fred Gelli
Gerentes de Criação | Creation Managers: Mariana Hermeto
Redatores | Design Content: Ana Cunha, Pilar Rodriguez
Atendimento | Attendence: Bianca Cruz
Designers de Produto | 3d Product Designers: Rodrigo Maia
Designers Gráficos | Graphic Designers: Mariana Hermeto, Rodrigo Bessa, Isabel Goulart, Noel Rabacov

Prêmios | Prizes

Equipe | Team
Bienal Brasileira de Design Gráfico 2015 | Branding
ISABEL GOULART | BELGOULART@GMAIL.COM | + 351 910 771 523 | LISBOA, PORTUGAL